Sobre o carnaval de Lagoa dos Gatos

 

O Carnaval da Lagoa dos Gatos ocorria nas ruas da cidade, e os bailes no Mercado Municipal. Há pouco mais de uma década foi criado o Polo Lagoa Maracajá para onde foi transferido os shows, trazendo mais comodidade para os foliões que se divertem ao lado do lago que deu origem ao nome da cidade e onde é realizado anualmente as comemorações do carnaval.

Nos dias de festa saem diariamente vários blocos entre os mais tradicionais: Bloco da Birita (que faz a abertura do carnaval), Bloco da Muriçoca, Bloco do Zé Pereira, Bloco dos Mateus e Bloco dos Demônios (versão virgens de Olinda).

A marca registrada nas festividades de momo é o Mateu, onde os foliões se fantasiam com roupões e mascaras para brincar o carnaval, mantendo o anonimato e aguçando a curiosidade das pessoas para saber quem é Mateu. 

Durante o Carnaval a cidade recebe em torno de 100 mil visitantes. E na edição de 2017 foi iniciado mudanças para tornar o carnaval multicultural com bastante frevo e a cada ano ir anexando agremiações de maracatu, caboclinho mostrando nossa cultura e enriquecendo o evento.