Contraste:
Fonte:
  A+   A-
início / noticias / setembro amarelo na vila do entrocamento

SETEMBRO AMARELO NA VILA DO ENTROCAMENTO

Postado em 27 de Setembro de 2019 ás 22:07

A Vila do Entroncamento recebeu na quinta-feira (19), uma palestra sobre o Setembro Amarelo (mês de prevenção ao suicídio), através da equipe da Secretaria Mun. de Saúde. Formada por enfermeiras, médico, psicóloga, fisioterapeuta, agentes de saúde, funcionários do PSF de Entroncamento e Coordenação da Atenção Básica.

A psicóloga Brenna Assunção do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Lagoa dos Gatos, iniciou a palestra falando sobre as dificuldades das pessoas em falarem sobre o suicídio. Salientou também que é um problema de saúde pública onde vários são os fatores de risco que precisam ser observados, como: aspectos sociais negativos e condições de saúde.

Mas como foco enfatizou os fatores de proteção que reduzem o risco de suicídio como por exemplo: ter suporte da família, amigos, interação social, acesso a serviços de saúde, principalmente ao que se refere a saúde mental, ouvir mais as pessoas, procurar rede de apoio no município onde tem atendimento todas as quartas-feiras com o psiquiatra e nas quintas com a psicóloga

O Prefeito Misso de Amparo participou da palestra ao lado do vereador Presidente da Câmara, Leu, e do Secretário de Agricultura, João Lyra, e citou alguns casos ocorridos em Lagoa dos Gatos, e pediu para os participantes presentes na palestra para que ouvissem com atenção as informações que estavam sendo repassadas, e frisou: ‘’ com nossa ajuda pudemos diminuir o índice de suicídio no município, discutam e debatam. E eu como gestor estou à disposição para o que precisarem, assim como a equipe da secretaria de saúde. Contem conosco no que for preciso, vamos dar todo apoio necessário’’, afirmou o Prefeito.

Em seguida a nutricionista fez algumas orientações sobre alguns alimentos que combatem a ansiedade e que reduzem o estresse. A Fisioterapeuta do NASF realizou em seguida uma sessão de alongamento com os participantes, que ajuda no relaxamento dos músculos e que ativam a circulação sanguínea. Finalizando o evento foi feito sorteio de brindes e servido um coffee break.


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e área interna