Caravana do Instituto do Câncer Infantil do Agreste - ICIA

Postado em 10 de Maio de 2017 ás 12:35

A Secretaria Municipal de saúde convidou a Caravana do Instituto do Câncer Infantil do Agreste - ICIA, para realizar uma palestra voltada aos funcionários da saúde e da educação. A reunião ocorreu no auditório da Policlínica durante a manhã da quinta-feira (4), com objetivo de difundir a necessidade do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil.

O cirurgião pediatra, Dr. Rodrigo Carvalheira, deu início a palestra e mostrou a importância do trabalho multidisciplinar para detectar precocemente o câncer. Exemplificou sinais e sintomas, fatores que interferem no diagnóstico e como é realizado o tratamento.

Através da caravana os participantes da palestra poderão orientar a população sobre o câncer e quebrar alguns tabus que existem a cerca da doença. Há uma falta de conhecimento da qual gera um prejulgamento, como por exemplo: pessoas que pensam que o câncer é contagioso, quando na realidade não se trata de uma doença infecciosa e não passa de pessoa para pessoa.

Precisa-se falar sobre o câncer sem medo, sem rejeição, por que o quanto antes for diagnosticado maior a chance de cura.

 

Fotos: Karliane Silva - Decom/LG