IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Lagoa dos Gatos

Postado em 04 de Dezembro de 2018 ás 13:05

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Secretaria Mun. de Trabalho e Ação Social, realizou na última quinta-feira (29/11) na quadra da Escola Mun. Cordeiro Filho, a IX Conferência Mun. dos Direitos da Criança e do Adolescente com o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências” e teve como palestrante Rose Lira, presidente do COMDECA de Palmares. 

 

A IX conferência teve como objetivo mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), crianças, adolescentes e a sociedade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas. 

 

No período da tarde foram realizados trabalhos em grupos para a elaboração de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral, onde os participantes foram distribuídos em 5 eixos temáticos base, sendo eles: I – Garantia dos direitos e Políticas  Públicas Integradas e de Inclusão Social; II – Prevenção  e Enfrentamento da Violência  Contra Crianças e Adolescentes; III – Orçamento e  Financiamento  das Políticas para Crianças e Adolescentes; IV – Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes e V – Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas de Crianças e Adolescentes. 

Os grupos elaboraram propostas que foram expostas e debatidas na plenária. As propostas serão sistematizadas em um relatório e encaminhadas para o Conselho Estadual. Também foram eleitos delegados paritários para participarem da Conferência Estadual, que acontecerá em julho de 2019. 

Estiveram presentes na conferência o Prefeito Misso de Amparo, Secretários, o vereador Stênio Albuquerque, o 2º Sargento, Elias Antônio Alves, Comandante da PM, o Presidente do COMDECA, Gilson Leão e o Secretário Executivo, Arthur Borba, de Glória do Goitá, estudantes das escolas das redes municipal e estadual, jovens integrantes do NUCA, CT, ACS e ACES, SCFV, Programa Mãe Coruja, Criança Feliz, líderes de associações, o Pr. da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Matheus Gondim, dentre outros representantes das principais políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.